Guabi Natural

Qual a importância dos cereais integrais e das fibras na alimentação dos pets?

Alimentação < 14 de novembro de 2018

Se as fibras e cereais integrais já trazem tantos benefícios ao organismo humano, imagine o que elas podem fazer pela saúde de cães e gatos. Mas antes de listarmos as vantagens de investir em alimentos ricos nestes componentes, é importante entendermos as diferenças entre os dois. 

Os cereais integrais são grãos menos processados e mais inteiros, que contém grande concentração de nutrientes e fibras. Apresentam mais benefícios que os cereais refinados.

A fibra, por sua vez, é uma porção de carboidrato que, em uma dieta, não é quebrada pelas enzimas secretadas pelo trato digestivo.

Alimentos como arroz integral, aveia, centeio, sorgo, polpa de beterraba, psyllium, fibra de cana, inulina, entre outros, são fontes de fibras, e podem ser encontrados nos alimentos industrializados voltados a animais, como cães e gatos.

Como esses alimentos possuem diferentes características de solubilidade e fermentabilidade, acabam oferecendo benefícios variados à saúde dos animais.

As fibras de maior solubilidade auxiliam no funcionamento do intestino, uma vez que colaboram com a formação do bolo fecal e com a manutenção de todo o trânsito das fezes no trato intestinal. Assim, reduzem a prisão de ventre, um mal que acomete gatos e cães de pequeno porte.

A saúde intestinal também é beneficiada pelas fibras. Prebióticos como a inulina, fonte de frutooligossacarídeos, presentes nos alimentos para cães e gatos, ajudam a modular a composição das bactérias presentes no intestino, estimulando seletivamente o crescimento das bactérias benéficas e inibindo a multiplicação das maléficas. São essas bactérias benéficas que produzem os ácidos graxos de cadeia curta, que são as principais fontes de nutrição para as células epiteliais do intestino grosso dos animais.

Mas não é só na saúde intestinal que as fibras auxiliam o organismo dos animais. Nos gatos, por exemplo, elas são recomendadas por combaterem a formação de bolas de pelos, uma vez que ajudam o organismo na expulsão.

São ótimas para eliminar o excesso de gorduras no sangue e reduzir o nível de colesterol e triglicerídeos. Além disso, são grandes aliadas na luta contra a diabetes, uma vez que facilitam a redução do índice glicêmico, uma doença, infelizmente, comum entre os cães.

Agora que você já sabe os benefícios das fibras e cereais integrais no organismo dos animais, chegou a hora de descobrir como incluí-los na alimentação dos pets.

A não ser que haja orientação veterinária, não há necessidade de incluir novas fontes de fibras na alimentação. Guabi Natural possui a quantidade e o tipo de fibra adequado para cada espécie animal, levando em consideração o porte, a fase de vida e o nível de atividade física praticado pelo pet. Que tal investir neles e garantir mais saúde ao seu pet?

 



alimentação, Alimento, Animais, cão, Cereais, Colesterol, Diabetes., Fezes, Fibra, Gato, Integral, Intestino, pet, Problemas intestinais, saúde, Saúde intestinal